Dor nas costas

Para evitar as dores relacionadas à má postura, ou até mesmo complicações na lombar, veja dez dicas para proteger a coluna.

  1. Ao se deitar de lado, coloque um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas;
  2. Ao deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça;
  3. Evite dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração;
  4. Flexione as pernas par elevar um objeto pesado do chão;
  5. Use um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com o seu peso e altura;
  6. O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna; o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro;
  7. Ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente; utilize esta técnica de relaxamento quando quiser aliviar dores;
  8. Ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, mantenha as costas retas, apoiadas no encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las.
  9. Não carregue mochilas ou sacolas, com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos;
  10. Evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado durante as atividades domésticas.

Fonte: Ministéio da Saúde

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