institucional

Institucional

A Associação Beneficente Católica é uma sociedade civil de direito privado, fundada em Ubá no dia 15 de março de 1958, fruto da fé e prática cristã de ubaenses inspirados e liderados pelos frades franciscanos Frei Pedro e Frei Cornélio, que aportaram em nossa cidade para o trabalho sacerdotal na Paróquia de São Januário e aos quais se seguiram Frei João José Van Der Slot, Frei Humberto Nuyeens, Frei Fortunato Van Vogt, Frei Adriano de Wit, Frei Ambrósio Bonde, Frei Helano Van Koppen, Frei José da Cruz e Frei Juvenil Batista da Cruz.

A primeira unidade da ABC foi o Lactário Casa do Guri, que funciona até os dias atuais no imóvel anexo à Igreja de São Sebastião, no bairro de mesmo nome, atendendo gratuitamente a dezenas de crianças oriundas de famílias carentes da comunidade ubaense.

Em 1963, foi lançada a pedra fundamental da Maternidade e Hospital Infantil Santa Isabel cuja inauguração ocorreu somente em 1969. Desde o início do funcionamento a Associação Beneficente Católica tem como proposta de trabalho destinar 2/3 dos leitos hospitalares aos pacientes carentes. Esse propósito tem sido cumprido até os dias atuais, quando mais de 60% dos leitos e serviços são destinados aos usuários do Sus.

Em 11/06/1999 foi inaugurada a Clínica Santa Isabel, instalada no centro da cidade de Ubá, foi integrada ao Conjunto Hospitalar Santa Isabel, como forma de facilitar o atendimento aos usuários, principalmente quanto a exames e consultas programáveis.

Em 1998 foi instituído o Plano Santa Isabel Saúde, que se afigura como o plano de saúde suplementar com o maior número de usuários em nossa cidade e que destina a totalidade de suas receitas ao atendimento aos segurados e à consecução dos objetivos estatutários da Associação Beneficente Católica, principalmente melhoria dos serviços do Conjunto Hospitalar Santa Isabel.

A Associação Beneficente Católica é reconhecida como entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal, gozando também do reconhecimento de filantropia pelo governo federal.

  • Foto Santa Isabel Saúde
  • Foto Santa Isabel Saúde

Com pedra fundamental lançada em 1963, o HSI foi inaugurado no ano de 1969 como Maternidade e Hospital Infantil Santa Isabel, da Associação Beneficente Católica, tendo como Diretor o Frei Cornélio Gottenbos, ofm e como Presidente o Dr. Ivahir da Rocha Reis. Desde o início do funcionamento o hospital tem como propósito destinar 2/3 dos leitos hospitalares aos pacientes carentes, o que tem sido cumprido até os dias atuais, quando mais de 70% dos leitos e serviços são destinados aos usuários do Sus.

O Hospital Santa Isabel tem como mantenedora a Associação Beneficente Católica, que é uma sociedade civil de direito privado, de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada em Ubá no dia 15 de março de 1958, fruto da fé e prática cristã de ubaenses inspirados e liderados pelos frades franciscanos Frei Pedro e Frei Cornélio, que aportaram em nossa cidade para o trabalho sacerdotal na Paróquia de São Januário e aos quais se seguiram diversos outros sacerdotes. É administrada por uma diretoria não remunerada, eleita para um mandato de dois anos por um Conselho Deliberativo, composto por 50 cidadãos.

Em 12 de dezembro de 1977 foi inaugurado o primeiro centro cirúrgico; em 26 de agosto de 1991 foi inaugurado o terceiro pavimento, incluindo as alas de novos apartamentos e área administrativa. As aquisições de modernos equipamentos e aparelhos proporcionaram um melhor diagnóstico e resolutividade aos usuários que necessitavam dos serviços. Entre eles destacam-se a tomografia computadorizada, mamografia e ultrassonografia, todos credenciados pelo SUS.

Em 25 de agosto de 1997 foi iniciada a operação do PLANO SANTA ISABEL SAÚDE, o “plano com garantia de atendimento”, que foi muito bem recebido pela comunidade ubaense e regional, se convertendo rapidamente na operadora com o maio número de segurados em Ubá.

No ano de 2005 foi credenciado como Hospital da Rede PROHOSP (Programa de Melhoria e Fortalecimento dos Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais), da Secretaria de Estado da Saúde.

Em março de 2006, com a colaboração do Lions Club Internation Fundation (LCIF), campanhas feitas na comunidade, e recursos públicos, foi inaugurado a UTI Neonatal e Pediátrica, credenciada pelo SUS em 2007, além de um novo, maior e moderno centro cirúrgico, novos apartamentos e ampliação da área administrativa.

Em junho de 2009 foi inaugurada a Unidade de Hemodinâmica, que veio oferecer aos ubaenses modernos procedimentos em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

O hospital ocupa hoje uma área física de 36.000 m2, sendo que a área construída é de 8273,61m2. Muitas melhorias e avanços técnicos aconteceram desde a sua criação, num processo de constante investimento em prol da saúde dos ubaenses, que fazem do Santa Isabel o maior e melhor hospital de Ubá e uma referência em toda a Zona da Mata de Minas Gerais.

  • Foto Santa Isabel Saúde
  • Foto Santa Isabel Saúde

O Hospital Santa Isabel tem como mantenedora a Associação Beneficente Católica, que é uma sociedade civil de direito privado, de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada em Ubá no dia 15 de março de 1958, fruto da fé e prática cristã de ubaenses inspirados e liderados pelos frades franciscanos Frei Pedro e Frei Cornélio, que aportaram em nossa cidade para o trabalho sacerdotal na Paróquia de São Januário e aos quais se seguiram diversos outros sacerdotes. É administrada por uma diretoria não remunerada, eleita para um mandato de dois anos por um Conselho Deliberativo, composto por 50 cidadãos.

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE CATÓLICA - 2016

PRESIDENTE - FABIANO DOS SANTOS

VICE-PRESIDENTE - RICARDO PEREIRA DUTRA

SECRETÁRIO - JOSÉ TEIXEIRA PIRES

VICE-SECRETÁRIO - WALTER DE CASTRO LIMA FILHO

TESOUREIRO - JOSÉ EDUARDO HENRIQUES

VICE-TESOUREIRO - RODRIGO DURSO MARQUES

ADMINISTRADORA – ROSÂNGELA MARIA ALFENAS DE ANDRADE

DIRETOR CLÍNICO – DR. RODRIGO SANTOS FORTUNATO CRM 39.386

VICE-DIRETOR CLÍNICO – DR. ITAMAR DOS SANTOS – CRMMG 18.752

DIRETOR TÉCNICO – DR. JOÃO ALBERTO DUARTE – CRMMG 23.302

RESPONSÁVEL TÉCNICO SERVIÇOS DE OFTALMOLOGIA
DR. MARCELO GONÇALVES DE CARVALHO - CRMMG 37.192

MÉDICO COORDENADOR UTI ADULTO :
DR. FILIPE MOREIRA DE ANDRADE- CRMMG 58.290

MÉDICO UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA:
DRA. CARLA DE OLIVEIRA MAGALHAES - CRMMG 28.785

ENFERMEIRA COORDENADORA GERAL - CRT:
MÔNICA MARCOS BRASIL - COREN – 52.714

ENFERMEIRA UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA:
MAGDA REGINA ANDRADE COSTA - COREN – 77.190

ENFERMEIRA UTI ADULTO:
MARIA DAS DORES RIBEIRO MODESTO - COREN – 4488

ENFERMEIRA CENTRO CIRÚRGICO:
LENIR RAMOS DE SOUZA - COREN – 121.918
MAYARA T. S. BIGOGNO ALBUQUERQUE – COREN 203.

ENFERMEIRA CME:
GEYSA DE ALCÂNTARA – COREN 273.455

ENFERMEIRA CENTRO OBSTÉTRICO / BERÇÁRIO / CASA DA GESTANTE:
JORDANA DE OLIVEIRA LIMA – COREN 39.616

ENFERMEIRA CCIH:
PATRÍCIA MUNIZ S. VARELA – COREN 204.378

ENFERMARIA PEDIATRIA / ALOJAMENTO CONJUNTO:
LYGIA LAZARINI CORRÊA – COREN 305.587

Missão

Garantir a saúde como direito de todos, proporcionando resolutivamente a qualidade nos serviços prestados, com humanização, ética e disponibilidade para atender os usuários do município e toda microrregião.

Princípios e Valores

- Valorização do ser humano e sua qualidade de vida;
- Trabalho em equipe;
- Parcerias em prol do bem-estar comum;
- Transparência administrativa;
- Responsabilidade Social;
- Ética;
- Satisfação do cliente como parâmetro de qualidade;
- Qualificação dos serviços.

Visão

Garantir o reconhecimento de hospital referência do município e da microrregião, com sustentabilidade financeira para investimentos contínuos no aperfeiçoamento técnico-profissional.

Localizado em Ubá, na Zona da Mata mineira, o Hospital Santa Isabel está no principal acesso á cidade. Possui um amplo estacionamento e uma estrutura física capaz de atender Ubá e a Microrregião.

O nosso endereço é Rua Frei Cornélio, 200 – Bairro Laurindo de Castro – Ubá – Minas Gerais – 36500-000 – Nosso telefone geral é (32) 3539-1188

01/2017 - Edital Pregão Eletrônico

Clique aqui para baixar



02/2017 - Edital Pregão Eletrônico

Clique aqui para baixar



03/2017 - Edital Pregão Eletrônico

Clique aqui para baixar



04/2017 - Edital Pregão Eletrônico

Clique aqui para baixar